DGS  otorrinolaringologiaORIENTAÇÕES

<Voltar para Orientações <Voltar para Temas Médicos Home

PARA PACIENTES COM ROUQUIDÃO

HIGIENE VOCAL

A rouquidão é um tipo de alteração vocal que surge em várias doenças da laringe como inflamações, infecções, tumores ou  por uso inadequado da voz. O diagnóstico é feito pelo otorrinolaringologista através de um exame clínico e laringoscópico. Uma rouquidão prolongada exige uma avaliação cuidadosa. O tratamento será clínico ou cirúrgico dependendo da causa. Alguns cuidados com a voz devem ser tomados tanto para evitar como amenizar a rouquidão e são chamados de higiene vocal.

•   Não gritar, falar alto, rir alto, tossir ou pigarrear excessivamente

•   Fale de maneira tranqüila tendo uma respiração adequada e mantendo uma postura corporal adequada – corpo ereto e relaxado, principalmente o pescoço

•   Faça repouso vocal periódico principalmente se for obrigado a usar excessivamente a voz

•   Evite cantar de maneira inadequada ou abusiva em videokes ou fazer parte de corais sem preparo vocal

•   Evite falar excessivamente em ambientes ruidosos, durante exercícios, processos gripais, no período pré-menstrual ou quando estiver fazendo uso de aspirina, calmantes ou diuréticos

•   Não fume ou ingira bebidas alcoólicas em demasia ou bebidas muito frias ou muito quentes

•   Tenha uma alimentação saudável prevenindo o aparecimento de refluxo. Evite achocolatados e derivados do leite. Coma pelo menos uma maçã por dia.

•   Pratique exercícios e faça alongamentos periódicos durante o dia

•   Evite vestuário que aperte o pescoço ou a cintura.

•   Beba bastante água e evite ambientes secos como no ar condicionado

<Voltar para Orientações <Voltar para Temas Médicos Home